Canal de televisão exclusivo para cachorro é alancado nos EUA.
Com uma audiência em potencial de 80 milhões de cachorros, foi criado nos Estados Unidos o “DogTV”, primeiro canal de televisão com programação dedicada única e exclusivamente aos animais, que passam cada vez mais tempo sozinhos em casa enquanto seus tutores trabalham.
Com uma audiência em potencial de 80 milhões de cachorros, foi criado nos Estados Unidos o “DogTV”, primeiro canal de televisão com programação dedicada única e exclusivamente aos animais, que passam cada vez mais tempo sozinhos em casa enquanto seus tutores trabalham.
O “DogTV”, a primeira
iniciativa que oferece uma programação exclusivamente para cachorros, surge em
contrapartida ao sucesso televisivo do programa “O Encantador de Cães”, de
César Millán, e leva ao extremo os cinco mil vídeos disponíveis no YouTube que
mostram cachorros olhando fixamente para a tela.
O canal, vinculado à
plataforma de televisão por assinatura DirecTV e disponível também na internet,
oferece uma promoção gratuita durante as duas primeiras semanas de agosto com o
objetivo de chegar a 46 milhões de famílias americanas que tenham cachorro e
conscientizar os tutores, de maneira progressiva, em relação ao bem-estar
mental de seus animais.
“O que mais queremos é que os
cachorros tenham bons momentos com seus pais, mas infelizmente eles passam muito
tempo sozinhos em casa porque temos que trabalhar. Esta televisão é uma maneira
de ajudá-los”, disse o executivo-chefe do “DogTV”, Gilad Neumann, ao canal
“CNBC”.
A proposta da emissora para
cachorros é mais elaborada do que parece e utiliza dados de um estudo
científico prévio: na gama de cores utilizada predominam o vermelho e o verde,
já que os cachorros não distinguem o amarelo e o azul; a música, os sons e as
frequências se adaptam àqueles que são agradáveis para o ouvido canino; e o
conteúdo procura “estimular psicologicamente” estes animais.
Além disso, as televisões de
LCD, que emitem as imagens a 100 hertz, anularam a diferença que se produzia
entre a visão humana – que conecta imagens em movimento a partir de 50 e 60
hertz – e a canina – entre 70 e 80 hertz.
Antes, com o antigo sistema de
televisão, um cachorro percebia o salto de imagem e via a programação como
“frames” descontínuos.
A programação do “DogTV” é
exibida 24 horas por dia durante toda a semana e se divide em três grandes
blocos. “Os cachorros, como os humanos,também ficam entediados quando assistem
sempre a mesma coisa”, garantiu o executivo-chefe da emissora.
O primeiro bloco é de
programas relaxantes que mostram paisagens espetaculares e outros cachorros
“relaxando”, sem nada que agite os espectadores.
O segundo é dedicado a
programas estimulantes, com mais movimento, mais interação entre vários
cachorros e sons mais “brincalhões”. O canal educativo “usa os avanços da
ciência veterinária, ajuda os cachorros a reagirem melhor diante dos diferentes
estímulos de seu dia a dia”, segundo detalha o “DogTV”.
Por enquanto, não há
publicidade e o preço deste canal oscila entre US$ 5 e US$ 10 mensais, de
acordo com o pacote de ofertas de canais, mas, de qualquer forma, é muito mais
barato que as creches de cachorros que estão na moda e já cobram mais de US$
100 por mês.
“Os estudos indicam que os
cachorros se sentem melhor com a companhia da televisão, e especialmente com o
conteúdo adequado”, afirma o “DogTV”, que garante que sua programação é para
cachorros de todas as idades.
O canal não exclui outros
animais, mas escolheu se dedicar aos cães por serem “os melhores amigos do
homem”.
Fonte:Uol/EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário