segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

BRIAN HARE, FUNDADOR DO CENTRO DE COGNIÇÃO CANINA.

Neurocientista afirma que cão é o segundo mamífero mais inteligente do mundo.

 

Que os cachorros são seres altamente espertos e capazes de muita coisa todos nós sabemos. No entanto, Brian Hare, neurocientista fundador do Centro de Cognição Canina da Universidade Duke, nos EUA, foi muito além dessa afirmação. Brian acredita que os cães são o segundo mamífero mais inteligente do planeta, atrás apenas dos humanos.
Segundo o neurocientista, até mesmo a popularidade dos cães entre os humanos é explicada por esse genialidade inerente à espécie. Sua teoria se baseia em um conjunto de trabalhos sobre o assunto, apelidados de caninognição – ou seja, a cognição dos cães. A partir de seus estudos, os autores chegaram à conclusão de que o processo evolutivo que transformou lobos em cachorros domésticos fez com que os animais adquirissem um novo tipo de inteligência social.
Isso levou os cachorros a criarem uma inteligência próximas à de bebês humanos, no que diz respeito ao comportamento e habilidades de comunicação. Brian ainda vai mais além e considera que, depois da raça humana, os cachorros são os mamíferos mais bem sucedidos do planeta, superando até mesmo os chimpanzés, famosos por sua inteligência perspicaz.
Entretanto, onde se encontra toda essa sagacidade canina? Brian afirma estar na capacidade do cachorro em compreender gestos e olhares, como a indicação de um local para o qual apontamos ou um olhar de reprovação. É aí que reina a potencialidade canina. Essa habilidade de compreensão da linguagem corporal humana é extremamente rara entre os animais. Nem mesmo os chimpanzés conseguem interpretar tão bem nossos gestos quanto os cachorros.
Além disso, os cães também são capazes de aprender palavras e compreender seus significados. Um cachorro pode aprender o significado de dezenas de novas palavras por meio de um processo de dedução lógica, exatamente como o método usado pelas crianças para descobrir nomes de objetos desconhecidos. São animais tão espertos e abertos para o aprendizado que uma Border Collie chamada Chaser conseguiu identificar o nome de mil objetos em um experimento.
Outro exemplo de que os cães são animais dotados de uma inteligência impressionante é o fato de terem o sentimento de empatia. Por isso, é comum os tutores desses bichos notarem que eles ficam mais felizes ou mais tristes em situações onde o ambiente e as pessoas a sua volta também demonstram essa variação de humor.
Não à toa, apesar de não saberem se comunicar como a gente, os cachorros são considerados o melhor amigo do homem. São tratados como membros da família, recebem todo tipo de mimo e atenção, participando intensamente da vida de seus tutores. Por esses e outros fatores, o posto de mamífero mais bem sucedido depois dos humanos é mais do que merecido.

Com informações de Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário