terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Câmaras iniciam luta contra a violência aos animais.

MINAS GERAIS


Em iniciativa inédita no Estado vereadores de diversos municípios deram início a criação do Movimento Parlamentar em Defesa dos Animais. O primeiro encontro foi realizado em 4 de dezembro de 2013 e reuniu legisladores de 12 municípios. A mobilização também atinge parlamentares nas Assembleias Legislativas e na Câmara dos Deputados Federais. O movimento pretende incentivar e apoiar ações integradas no desenvolvimento e implementação de políticas e medidas relativas à defesa do bem-estar dos animais.
Mas a ideia de criar um movimento, unindo vereadores de diversos municípios nesta causa, é única. “Foi um passo muito importante na realização do nosso sonho que é o fortalecimento das políticas públicas de defesa dos animais e esse fortalecimento só acontecerá se tivermos pessoas engajadas na luta. Nossa expectativa é de que esse grupo possa cobrar dos seus gestores públicos a implementação de leis que garantam o bem-estar dos animais em seus municípios. Também queremos levar essa discussão para a Assembleia Legislativa, ampliando o apoio a esta causa, tão nobre, em todo Estado”, disse o idealizador do movimento, Hélio Carlos de Oliveira, o Hélio da van que é vereador em Pouso Alegre.
Durante a primeira reunião, na Câmara Municipal de Pouso Alegre, os vereadores apresentaram suas ideias e sugestões para o Movimento. Entre as ações propostas consta a análise e desenvolvimento de estudos, projetos e debates que levem à conscientização da população sobre a importância da castração e adoção e chamar a atenção do Poder Público para o crescimento da quantidade de animais nas ruas que também é problema de saúde pública. A iniciativa pretende, ainda, incentivar e apoiar ações integradas entre os órgãos municipais, estaduais e federais.
Na segunda reunião do grupo ampliou-se o número de participantes. Eles traçaram algumas ações para o movimento durante o ano de 2014. Entre elas, a realização de audiências públicas municipais e na Assembleia Legislativa do Estado, campanhas de conscientização da população, cartas endereçadas aos gestores públicos cobrando a efetiva aplicação das leis de proteção aos animais, solicitação de emendas parlamentares que garantam recursos aos Municípios para assuntos ligados à proteção animal, solicitação de uma unidade móvel de castração regional e a realização de um Encontro Mineiro de Proteção Animal.
A reunião também foi acompanhada por membros de ONGs de Proteção Animal da região, a convite dos vereadores dos municípios onde estão localizadas. Para a vice-presidente da Associação Protetora dos Animais de Varginha, Andreia Vilela, a expectativa, com relação ao Movimento, é muito grande. “É um Movimento único. Tem sido pra nós uma ponta de esperança pela causa animal, principalmente vindo do próprio Poder público. São vereadores que estão à frente do seu tempo, à frente de muitos outros vereadores de municípios que ainda não fazem parte, mas que sirva de convite a todos, não só pelo bem-estar dos animais, mas também pela questão da saúde pública. A união desses vereadores, com certeza será um diferencial para Minas Gerais e nós apoiamos com louvor essa causa”, anunciou.
A primeira ação do MPDA, que acontecerá nos próximos dias, será o envio de uma carta de repúdio ao município de Varginha, onde, segundo relatos dos vereadores e da imprensa, houve, recentemente, uma matança indiscriminada de cães. “Decidi fazer parte inicialmente pela minha adoração pela vida e pela vida dos animais. Minha expectativa é de que esse movimento vingue, seja atuante, que tenhamos representatividade e consigamos conscientizar a população”, declarou o vereador Antônio Carlos da Silva, da Câmara Municipal de Alfenas. A próxima reunião deverá acontecer no final de fevereiro quando será oficializado o Estatuto e eleita a diretoria.

Fonte: Jornal do Sudeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário