quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Veterinária explica os benefícios da castração de animais

Muitos tutores de gatos e cachorros se deparam com o dilema de castrar ou não os animais. No entanto, apesar de aparentar ser um procedimento invasivo, veterinários reforçam que a castração é um ato de amor aos animais, que ficam protegidos de enfermidades da idade, doenças sexualmente transmissíveis e de brigas com outros bichos, que podem levar à morte.

O controle da população de animais que vive nas ruas também pode ser diminuído com a castração e evita que os bichos sejam sacrificados e transmitam doenças.

A castração em fêmeas, tanto em gatos quanto em cachorros, diminui a probabilidade de os animais terem câncer de útero e mama, além de evitar os sintomas da gravidez psicológica e do cio, que podem incluir, além do sangramento, febre, vômito e diarreia.

Em machos, a castração evita tumores testiculares, a agressividade motivada pela excitação sexual, além de fugas e brigas, que podem ferir e até matar os animais, como explica a médica veterinária, Dra. Fabiana Frota.

“A gente tem casos gravíssimos de animais não só de rua, mas de casa, que seriam evitados com a castração. Recentemente tive dois bit bulls que brigaram por causa de uma fêmea, um deles não resistiu e veio a óbito porque não aguentou os ferimentos”.

A veterinária também conta que são frequentes os casos de gatos que fogem, brigam com outros gatos e ainda levam banhos de água ou óleo quente quando estão em busca de acasalar.

“O gato é mais difícil de segurar, é quase impossível deixar um gato preso dentro de casa, então, se ele não for castrado, está vulnerável a qualquer tipo de situação”, diz a médica.

Métodos de Esterilização

Existem três métodos de esterilização, a ovariohisterectomia, quando o útero e os ovários são retirados, orquiectomia, quando acontece a retirada dos dois testículos, e a vasectomia, que interrompe a passagem dos espermatozoides.

As mais comuns são a ovariohisterectomia e orquiectomia, já que a vasectomia não anula 100% das chances de o animal ter crias.

A castração pode ser feita em qualquer época da vida do animal. Segundo a veterinária Fabiana Frota, é aconselhável que a cirurgia aconteça após os oito meses.

“A castração só tem benefícios, não posso dizer que não há riscos porque toda cirurgia tem riscos, mas é relativamente rápida e em 24 horas o animal já está bem. Os pontos podem ser tirados em apenas dez dias”.

Mitos e Verdades

Segunda a médica, a castração ainda é vista de forma equivocada por muitas pessoas, inclusive pelos tutores.

“Existem muitos mitos que dizem que o animal vai ficar mais gordo, o que não ocorre se o tutor passear com ele. A castração também não é um crime de mutilação. Crime de mutilação é o corte de rabo e orelha, o que o veterinário não pode fazer. A castração é um ato de amor porque previne doenças que 90% dos animais vão ter quando atingirem a idade de oito anos”, reforça Frota.

Tranquilidade dos animais e tutores

José Carlos Rocha e a filha são tutores da pequena Sury, da raça lhasa apso, de pouco mais de um mês. Ele conta que pretende esterilizar a cadela, mas somente após ela ter os primeiros filhotes.

“Já tivemos uma cadela com câncer, mas como pretendemos que ela tenha filhotes, só vamos castrá-la no futuro”, diz ele.

A estudante Vanessa Facundes possui um gato e uma cadela castrados. “No gato é muito perceptível a mudança causada pela castração. Ele fica mais tranquilo e não sai para brigar com outros gatos. A cadela também fica mais tranquila, além de estar menos vulnerável a ter câncer de mama e de útero”, reconhece.

Saúde Pública

A veterinária Fabiana Frota ressalta que a preocupação com a castração de animais também deve envolver o poder público. A superpopulação de animais nas ruas pode acarretar diversos problemas para a saúde humana, como a transmissão de hepatite, leptospirose e raiva.

“A castração não tem que ser só particular, mas tem que ter uma parte no governo interessada nisso, porque a questão de números de animais na rua é caso de saúde pública. Além disso, ninguém gosta de ver um animal sofrendo e morrendo na porta de casa”, diz a veterinária.

Em Guarujá, no litoral de São Paulo, através de uma emenda parlamentar, a prefeitura conseguiu, em janeiro deste ano, R$ 200 mil para castração de dois mil cães e gatos de rua. As cirurgias serão feitas com apoio de clínicas veterinárias particulares.

A reportagem procurou por quatro vezes a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pelo Centro de Zoonozes de Rio Branco, para prestar esclarecimentos sobre como o procedimento é feito na capital, mas ainda não obteve resposta.

Fonte: Página 20


Um comentário:

  1. I really enjoyed reading this article! I have just launched a book on Lhasa Apso care , here is the link http://www.amazon.co.uk/dp/B00KHQVD30

    ResponderExcluir