quarta-feira, 1 de abril de 2015

Surda ensina língua gestual aos seus gatos


                                                                                                             (Foto: Divulgação)

Kim Silva é surda, tal como os seus três gatos, Bambi, Thomasina e Bobcat. Recentemente, reformou-se do seu emprego na Escola Americana de Surdos, nos EUA, e aproveitou o tempo livre para ensinar língua gestual aos animais.

Bambi, o primeiro gato a ser adotado, foi acolhido em 2009, depois de Kim e o marido terem perdido outro animal. “Apaixonamo-nos pelo Bambi”, contou a mulher numa entrevista ao Huffington Post, acrescentando que a ele se juntaram, depois, outros dois felinos.

Os sinais que Kim usa para comunicar com os três gatos foram criados por ela, mas a ex-professora recorre, também, à da língua gestual americana para os “educar”.

Como comprova um vídeo divulgado pela norte-americana no Youtube, os seus três gatos, Bambi, Bobcat e Thomasina, já interpretam gestos como “vem”, “mais”, “senta”, “fica”, “aperto de mão”, “deita”, “anda em circulos”, “dança”, entre outras.

“[Com a língua gestual] os gatos interagem muito mais com as pessoas, uma vez que querem comunicar”, disse a mulher à publicação norte-americana, que admite que, “até começar a aprender língua gestual”, Bobcat era “como se fosse só uma almofada que comia”.

Depois de ter aprendido, “começou a interagir com os outros gatos, mas ainda a ignorar as pessoas. Só a partir dos sete anos é que passou a ser mais extrovertido”, revelou.

                                                                                                             (Foto: Divulgação)

O objetivo de Kim é que, no futuro, os três animais fiquem aptos a “pedir-lhe” tudo aquilo de que necessitam através de gestos. “Espero que os meus gatos consigam pedir-me comida através de sinais”, disse a norte-americana, que confessou passar muitas horas a assistir a vídeos na internet acerca da comunicação com os gatos.

De acordo com a mulher, muitos cães conseguem comunicar através de gestos e o mesmo se passa com os gatos, embora tal facto seja desconhecido da maioria das pessoas. “Há muita gente – surdos, na sua maioria – que me pergunta como é que eles conseguem”, frisou.

Até ao momento, o vídeo de Kim Silva a “falar” com os seus gatos, captado pelo seu genro, Tim O’Donnell, já foi visto mais de mil vezes. A norte-americana espera que as imagens inspirem outras pessoas a adotar gatos surdos e a ensiná-los a comunicar.


Fonte: Boas Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário