terça-feira, 5 de março de 2013

Um final infeliz para os beagles de AstraZeneca.


                                           Beagles tiveram final trágico. Foto: Reprodução
A organização sueca de diretos animais Djurättsalliansen (Aliança de Direitos Animais) anunciou nesta sexta-feira, com grande pesar, que a empresa farmacêutica AstraZeneca emitiu um comunicado confirmando que todos os cães do canil de Rååhöjden em Örkelljunga foram enviados para continuarem sendo explorados em pesquisas de laboratório no Reino Unido.
A organização trabalhou intensamente, desde que tomou conhecimento em dezembro, de que a empresa estava prestes a assassinar ou mandar os cães para estabelecimentos em Mölndal e Alderley Park na Inglaterra. Foi um trabalho árduo onde muitos ativistas se manifestaram e participaram.
Mais de 30 mil assinaturas foram coletadas, centenas de fotos de cães e outros animais com dizeres de protesto foram publicadas em redes sociais e destinadas à empresa, milhares de e-mails foram enviados e milhares de chamadas efetuadas. Cartas ao editor, cartazes e folhetos foram distribuídos em toda a Suécia e muitas manifestações e protestos foram realizados em outros países.
O destino deste cães consiste em uma vida confinada em pequenas gaiolas onde continuarão sendo submetidos a experiências dolorosas. De acordo com a organização, a AstraZeneca publicou afirmações enganosas ao dizer que estava em constante diálogo com a mesma, atualizando a organização sobre o que eles planejavam fazer.
A Aliança afirma que continuará lutando pelos animais e, neste caso, trará ao público todos os fatos que acreditam haver ocorrido indevidamente. A organização ressalta que a AstraZeneca demonstrou ser dotada de inacreditável apatia em suas relações públicas, mostrando em nenhum momento empatia pelos animais, alegando estarem agindo sempre dentro da lei.
Na quinta-feira, último dia de manifestação, cerca de 50 manifestantess foram ao local com tochas, flores e fotos de cães explorados em laboratórios. A manifestação foi bastante tranquila no início, e a polícia estava presente, cercando o portão do canil. No entanto, quando as vans chegaram para pegar os cães que seriam então levados ao aeroporto, um alvoroço se ergueu. Alguns manifestantes se jogaram na frente dos carros, e vários deles atiraram bolas de neve contra a polícia e as vans. A polícia acabou por usar spray de pimenta contra os manifestantes, algo que raramente ocorre na Suécia. Muitos manifestantes ficaram indignados. Aqueles eram os últimos cães presentes no canil.
Fonte: ANDA


Nenhum comentário:

Postar um comentário