terça-feira, 28 de maio de 2013

Controle de bolas de pelo.



Os proprietários de gatos enfrentam problemas em relação à ingestão de bolas de pelo pelos felinos. Pesquisas realizadas na área apresentam uma porcentagem de 50% de reclamações em relação ao assunto com queixas de sintomas manifestados pelos menos uma vez ao mês.

A ingestão de pelo sucede porque os felinos se limpam com a língua e é ocorrente em todas as raças principalmente, em raças que se lambem excessivamente e que tem muita quantidade de pelos grossos.
A eliminação das bolas de pelos causam engasgos, vômitos ou regurgitação envolvidas por muco que se acumulam na orofaringe,esôfago ou no estomago. Outro mal causado é a tricobezoares, concreção mais dura formada por pelos juntamente com outros materiais que se acumulam no estômago ou no intestino causando vômitos, constipação e muito desconforto ao animal.

Quando são detectados os sintomas indicados, deve-se fazer exames também de linfoma intestinal, gastrite e alterações metabólicas,pois estes também apresentam sinais clínicos semelhantes à ingestão de pelos.

A fim de minimizar os problemas ocasionados por ingestão de pelos, aalimentação oferecida deve ser rica em fibras naturais de origem animal pois, as fibras reduzem os vômitos e consequentemente melhora a qualidade de vida dos animais.

Fonte: Revista Nosso Clínico

Nenhum comentário:

Postar um comentário