terça-feira, 14 de maio de 2013

Fotógrafo registra a tristeza no olhar de animais em zoológicos.

                                                                                          Anta (Foto: Reprodução)

É possível sentir a tristeza de alguns animais. Rinocerontes, ovelhas, zebras, camelos ou girafas, eles podem ser de espécies muito diferentes, mas partilham o mesmo vazio de quem está há vários anos em cativeiro. Oscar Ciutat captou o olhar de animais do jardim zoológico de Barcelona, na Espanha, com o objetivo de alertar para o sofrimento daqueles que estão longe do seu habitat natural.
                                                                                         Anta (Foto: Reprodução)

“Eu estava visitando o jardim zoológico local, onde já não ia há imenso tempo, e tal como todas as pessoas comecei a tirar fotografias aos animais”, conta o artista espanhol no seu site, ‘Oscarciutat’.
                                                                                         Burro (Foto: Reprodução)

“A minha atenção prendeu-se naqueles olhos que, para mim, pareciam extremamente tristes. Acabei por focar a minha câmara apenas neles”, declarou. Da visita, o fotógrafo captou milhares de fotografias que sintetizavam o sofrimento de animais encarcerados, explorados para o entretenimento humano.
                                                                                       Camelo (Foto: Reprodução)

Intrigado sobre se os outros sentiriam o mesmo ao ver as suas fotografias, Ciutat criou a série fotográfica ‘Caged’. “Eu perguntei-me se aquele velho ditado, referente aos humanos, que diz ‘os olhos são a janela da alma’ também se poderia aplicar aos animais”, disse.
                                                                                   Elefante (Foto: Reprodução)

Fonte: ANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário