segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Spray nasal ajuda a sobreviver à picada de cobra.



Cerca de 125 mil pessoas morrem de picadas de cobra todos os anos. A maioria das vítimas falece antes de chegar ao hospital, mas um novo spray nasal pode mudar essa realidade, segundo um estudo publicado por pesquisadores da Academia de Ciências da Califórnia e da Universidade da Califórnia em São Francisco na revista Clinical Case Reports.

“Estamos tentando mudar a maneira como as pessoas veem essa tragédia persistente desenvolvendo um tratamento barato, termoestável e fácil de usar, que permitirá que as pessoas ganhem tempo para chegar a um hospital”, explica o Dr. Matt Lewin, um dos autores do estudo.

Como o soro antiofídico e outras drogas não são fáceis de se encontrar no deserto, o spray nasal contém as mesmas substâncias usadas há décadas para tratar picadas de cobra – agentes anticolinesterásicos, como a neostigmina – e recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, tradicionalmente administradas por via intravenosa.

Em abril, a equipe de Lewin testou com sucesso o spray em um voluntário, e em junho, um médico da Índia o usou para reverter a paralisia facial em um paciente picado por uma krait, uma cobra indiana extremamente venenosa. O paciente se recuperou em 30 minutos e retomou suas atividades diárias em duas semanas.

A equipe de Lewin continua a refinar o spray nasal testando combinações de drogas em ratos. Mas atenção: se você for picado por uma cobra, não sugue o veneno – procure um hospital o mais rápido possível.

Por Sheila M. Eldred

Nenhum comentário:

Postar um comentário