terça-feira, 13 de maio de 2014

Campanha mostra resultados e Mc Donald’s anuncia mudanças.

Após quase dois anos de campanha da ARCA Brasil, McDonald’s finalmente se posiciona para eliminar as cruéis celas de gestação na América Latina

A Arcos Dorados, empresa que representa o McDonald’s na América Latina, divulgou nota no último dia 11 na qual afirma ter tomado medidas para diminuir o sofrimento de porcas reprodutoras – confinadas em celas minúsculas em granjas industriais.

A empresa afirma que cobrará de seus fornecedores que apresentem planos dentro de dois anos [até 2016] para “limitar o uso de jaulas de gestação de porcos”, além de orientar que “optem pelo sistema de criação em grupo [dos animais] como alternativa”.

Para Marco Ciampi, presidente da ARCA Brasil, o avanço poderia ter sido mais ambicioso. “Sabemos que esse compromisso ainda não significa o fim das celas e que o prazo para a transição é muito longo. Mas é um primeiro passo e abre um precedente para que outras empresas do setor adotem políticas mais éticas na produção animal”, ressalta.

A campanha

Em 2012, o McDonald’s nos EUA anunciou que até 2022 não mais compraria carne suína de fornecedores que utilizem as celas de gestação. Infelizmente, a América Latina não havia sido incluída nessa política de bem-estar dos animais.

No mesmo ano, a ARCA Brasil iniciou uma campanha para mudar essa cruel realidade. Em uma primeira etapa, pedimos para que as pessoas sensíveis ao sofrimento dos animais enviassem cartas ao diretor da empresa na America Latina, pedindo o fim das celas de gestação também nessa parte do mundo. A ação teve excelente resposta e 29.771 mensagens foram enviadas até o momento.
No ano passado iniciamos a segunda etapa, em parceria com a plataforma de petições online Change.org, e com o apoio dos artistas Thaila Ayala, Ellen Jabour e Eduardo Pires. A ação foi um grande sucesso e 65.652 assinaturas foram coletadas.

Não temos dúvidas de que a pressão popular – e o seu apoio! – foi fundamental para essa conquista. Seguiremos monitorando para que o McDonald’s cumpra sua palavra e assuma compromissos cada vez mais progressistas e humanitários.

Muito obrigado a todos!

Fonte: Arca Brasil

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