terça-feira, 15 de julho de 2014

Flagrantes mostram animais sem comida e amontoados em pet shops de Rio Preto (SP)

                                                                          Foto: Reprodução / TV TEM

Imagens registradas com uma câmera escondida pelo Tem Notícias provam o descaso com os animais em lojas de rações e pet shops de São José do Rio Preto (SP). Gaiolas impróprias e superlotadas, algumas pequenas demais para acomodar aves foram flagradas. Em um dos locais, a falta de alimentos teve uma justificativa absurda: recomendada pelo veterinário.

Em uma das maiores lojas de produtos veterinários na região central acomoda, em uma só gaiola, cerca de 20 pássaros. As aves mostram dificuldades para se movimentar. Na Avenida Potirendaba, a cena se repete. Além do espaço pequeno, os pássaros ficam sem água. Em outro comércio, uma espécie de vende-tudo: produtos para casa, artigos para pesca, ração e animais. No local, a gaiola com coelhos é deixada ao lado dos pássaros.

Durante os flagrantes, choveu em Rio Preto, mas só depois do alerta do produtor, a funcionária recolhe os animais, que costumam passar o dia todo expostos na calçada, sem cobertura.

No Jardim América, mais irregularidades. Galos e galinhas ficam amontoados e mal conseguem se mexer. O comerciante também oferece aos clientes filhotes de cães, mas as vasilhas de água e comida estão vazias. A funcionária explica que deixa os animais sem comida por orientação do veterinário.

Funcionária: A gente coloca três vezes por dia, senão fica exposto e eles fazem fezes, senta mosquitinho, não é bom. O veterinário recomendou, nem água na verdade eles falaram para não deixar.

Após as denúncias, a Polícia Ambiental faz uma operação nesta sexta-feira (11) para tentar identificar denúncias de maus-tratos e irregularidades na venda de animais por pet shops e lojas de produtos animais da cidade.

O dono da casa de rações no Jardim América disse que as gaiolas estavam com muitas aves porque no dia da reportagem tinha acabado de receber animais e que esse foi um problema pontual. A direção da casa de rações na área central da cidade informou que não há irregularidades em armazenar vários pássaros na mesma gaiola. As outras lojas não foram encontradas para falar sobre o assunto.

Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário