terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Remoção de unhas dos gatos é condenada por profissionais



O que é a remoção de unhas de um gato? Mediante uma operação cirúrgica as unhas dos gatos são removidas, mas, o que poucas pessoas sabem é o quanto este procedimento é prejudicial para os felinos.
A cirurgia chama-se ergotectomia ou onicotomia, dependendo do modo como é feita. É um procedimento complicado e delicado, afinal consiste em amputar a última falange do dedo do gato, a base do tendão retrátil e o luar do nascimento da unha. Após a remoção, as unham não crescerão mais e o que os gatinhos utilizavam antes para arranhar, defender-se e até mesmo brincar, desaparecerão.

Mas porque as pessoas fazem isso? Pensando em seu próprio benefício, tutores de felinos acham que o procedimento não acarreta em consequências graves e vai evitar que o animal arranhe o sofá da sala, poltronas, etc. Na Inglaterra e em Portugal, essa prá­tica é con­si­de­rada “desu­mana” e uma “muti­la­ção des­ne­ces­sá­ria”. No Rio de Janeiro, foi sancionada este ano uma lei que proíbe cirurgias estéticas em animais, entre elas a remoção de cauda, parte das orelhas e também das unhas.

Pelas normas do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária), de São Paulo, a cirurgia para retirada de unhas é considerada uma agressão, e o procedimento médico, sujeito à punição. “É uma mutilação, uma violência”, critica o interventor federal do conselho, o veterinário Flávio Prada.
Todos que respeitam e amam gatos sabem o quanto as unhas são importantes para suas atividades diárias. Quando eles acordam, se esticam e fincam as unham no tapete, por exemplo, ajudando a tonificar a parte superior do corpo. Na hora da brincadeira são as unhas que seguram os brinquedos.

O ato de arranhar faz parte da natureza dos gatos e é por meio desta ação que eles liberam o stress, exercitam os músculos, marcam território e caminham, acredite! As unhas são extremamente importantes para o caminhar dos felinos. Se removidas, os gatos são forçados a aprender a caminhar novamente. Consequentemente, eles sofrerão com tensão nas patas e dores em médio prazo.

Importante lembrar que as unhas são o primeiro sistema de defesa dos gatos e se removidas eles ficam vulneráveis aos perigos e situações cotidianas. Imprescindíveis, as unhas são muito importantes para os gatos seguirem com uma vida normal.

Arranhar é uma prática natural e cotidiana para os gatos e existem outras formas de evitar que os moveis sejam danificados por eles. Que tal comprar um arranhador e ajudá-lo a experimentar o novo brinquedinho? Borrifar a erva do gato no arranhador irá despertar o interesse pelo brinquedo e o gato não vai mais querer saber do sofá ou poltrona.

Não remova as unhas dos seus gatos por caprichos e se souber de alguém que submeta o animal a tal procedimento tente evitar.

Remover as unhas dos gatos? JAMAIS. Prefira não ter gatos, se não pode conviver com a natureza destes animais.

Fonte: PetMag

Nenhum comentário:

Postar um comentário