terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Seis alimentos humanos perigosos para o seu cachorro






A maioria dos amantes dos animais sabe que é uma má ideia dar sobrinhas do jantar para o seu amigo canino, mas é praticamente inevitável que eles surrupiem algumas delas que acabam caindo no chão ou que você mesmo cometa um deslize e não resista aos olhinhos pidões. Até aí tudo bem, mas o problema são alguns alimentos específicos que os cachorros não podem experimentar de jeito nenhum. Isso porque eles podem ser mais do que perigosos – chegam até mesmo a ser mortais. Conhecer quais são essas comidas pode evitar uma tragédia; e também recomendamos consultar um veterinário para saber a melhor dieta recomendada para o seu cãozinho.


1. Alho e cebola

Esses temperos, quando crus, são terríveis para o seu amigo de quatro patas. No entanto, qualquer comida temperada deve ser evitada. Certos componentes presentes na cebola e em outras especiarias da mesma família podem causar intoxicação alimentar. Infelizmente, os sintomas só aparecem após três ou quatro dias: o bichinho começa a ficar lento e a urina apresenta coloração alaranjada ou até mesmo vermelha num tom escuro.

2. Chocolate

Pode parecer a melhor recompensa possível dar um chocolatinho para o seu cão por bom comportamento, mas não faça isso! A cafeína e a teobromina podem ser letais. Quanto mais escuro o chocolate, mais perigoso. Vômito, irritação e dores abdominais são sintomas. Convulsões e até mesmo a morte ocorrem nos casos em que grandes quantias foram consumidas; por isso, muita atenção!

3. Abacate

Quase todas as partes de um abacateiro são tóxicas para os animais, inclusive o próprio fruto. Para se envenenar, seu cãozinho teria de comer uma generosa porção, mas as toxinas na polpa e na casca não são o único problema: o caroço pode sufocá-lo e, se ingerido, causar um bloqueio intestinal.

4. Xilitol

Você pode não reconhecer esse componente, mas ele está presente na maioria dos produtos diet e light. Ele não causa problemas em humanos, mas nos cães leva a uma hipoglicemia drástica, que pode resultar em convulsões e atordoamento. Se o animal comer muito, a falência do fígado é um dos problemas mais sérios que podem ocorrer.6. Comida vencida

5. Comida vencida

Muitos têm o hábito de dar um alimento recém-vencido para seu animal… Mas essa prática não é nada boa. Se existirem fungos na comida, também haverá toxinas que causam espasmos musculares e que podem evoluir para convulsões. O resultado final, se não for tratado, pode ser a morte. Evite também deixar itens mofados no lixo onde seu cão possa farejar, para evitar que entrem pelo focinho.

6. Milho na espiga

Tão inofensivo, tão suculento e amarelinho… Nada disso. Seu cão adora mastigar e morder aquele osso sintético por horas a fio? Mesmo assim, a espiga pode provocar muitos problemas se for engolida. É mais seguro deixá-lo como está, roendo o osso.

Leve o seu animalzinho ao veterinário o quanto antes se você tem alguma suspeita de envenenamento. E tenha atenção especial com os itens desta lista para manter o seu cãozinho saudável.

Fonte: eCycle

Nenhum comentário:

Postar um comentário