quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Olhos vermelhos no pet é sinal de alerta.

De acordo com a médica veterinária Letícia Séra Castanho, oftalmologista do Hospital Veterinário Batel, osolhos sempre irritados e vermelhos no pet é um sinal de alerta de que algo está errado, esse pode ser o sintoma de algum tipo de infecção ou incômodo nos olhos que causa irritação na região.

Os principais sintomas de problemas oculares são olho vermelho, secreção ocular, prurido (coceira), olhos fechados ou piscando excessivamente, desorientação ou insegurança e mudanças no aspecto dos olhos, como aumento de volume do globo ocular. Segundo Letícia, é importante que o dono do animal fique atento a esses sinais, pois em alguns casos, podem ser indícios de um problema mais grave.

Cães e gatos podem apresentar vermelhidão nos olhos por diversos motivos, desde problemas que envolvem as estruturas do próprio bulbo ocular ou dos tecidos adjacentes, até doenças mais graves, inclusive sistêmicas. “O sintoma geralmente está associado a algum tipo de inflamação ocular como ceratites e cerato conjuntivites. Mas também podem ser consequência de um glaucoma, catarata, doença orbital, trauma, hemorragias, uveítes e lesões na córnea. Por isso é importante procurar um médico veterinário, logo que notar a alteração nos olhos do pet”, recomenda à veterinária.

Algumas raças de cães e gatos têm predisposição a doenças oftálmicasespecíficas, que podem ser congênitas (de nascimento) ou adquiridas. Cães jovens das raças sharpei, bulldog, rottweiler, chowchow, entre outras, frequentemente desenvolvem alterações de conformação das pálpebras, que requerem tratamento cirúrgico. Outra afecção comum em animais jovens que tem indicação cirúrgica é o prolapso da glândula da terceira pálpebra, que surge como uma bolinha vermelha no canto interno do olho e pode resultar em desconforto e secreção ocular excessiva.

As diferentes causas do aparecimento de vermelhidão nos olhos precisam de atenção e cuidados especiais, pois algumas delas, se não tratadas rapidamente, podem levar até mesmo à cegueira. “Sempre que o proprietário observar algum incômodo por parte do animal e, principalmente, se não houver causa aparente, é aconselhável levá-lo imediatamente ao médico veterinário especialista em oftalmologia, que vai recomendar o tratamento mais adequado”, indica a veterinária.

Fonte: Cães e Gatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário