segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Porcos nascem grudados pela barriga e caso é considerado raro na natureza

                                                 Porcos nascem grudados. Caso é raro na natureza. (Foto: Dourados Agora)

Um nascimento curioso na semana passada chamou a atenção dos moradores do distrito de São Pedro, em Dourados(MS). Dois porcos nasceram grudados pela barriga. Os porquinhos não resistiram e sobreviveram por apenas 10 minutos.
José Silvestre, 88 anos, dono do sítio onde os porcos nasceram, vive há mais de 20 anos no local e contou que nunca tinha presenciado uma situação como essa. “Já vi porca parir mais de 20 leitões, bezerros e carneiros nascerem gêmeos, mas um animal grudado no outro, jamais”, disse.
Segundo o veterinário Fábio Santos Hajjad, o fato ocorre quando o óvulo é fecundado duas vezes, porém entre os animais, o caso é raro.
“Em meio aos animais, isso é um fato raro. É difícil que os animais sobrevivam mas, através de uma cirurgia, se os dois tiverem todos os órgãos, é possível fazer a separação dos troncos. Neste caso, possivelmente os dois compartilhavam os mesmos órgãos e nem mesmo cirurgia poderia salvar os dois” explicou.
De acordo com o site Dourados Agora, uma das filhas do casal, Ana Lúcia Pereira, contou que um capataz da chácara acompanhava a leitoa no chiqueiro, já que o animal é muito grande e poderia se deitar em cima dos filhotes e matá-los. Segundo ela, a porca já tinha parido 13 leitões, quando vieram os dois porquinhos grudados.
“Nós levamos até um susto, porque eles não se separavam e vimos que realmente estavam grudados. Levamos para dentro de casa, mas, infelizmente, não aguentaram por muito tempo e acabaram morrendo”, conta.
Outra filha do dono da chácara, Tereza de Jesus, lembra que a cena até a comoveu. “Parecia que eles estavam se abraçando, era algo estranho, mas ao mesmo tempo comovente”, salientou Tereza de Jesus.
Os dois porcos foram congelados a pedido das filhas de José. Eles poderão ser usados em estudos sobre o fenômeno.

Fonte: Jornal Dia Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário