terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Calendário Vira Latas de Raça 2014 tem “amigoterapia” como tema.


A SOS Vida Animal e a ONG Viver iniciaram um projeto em conjunto de Terapia Assistida por Animais (TAA), que também virou tema do Calendário Vira Latas de Raça 2014.

                                                                                   Foto: Bernardo Sardi/SOS Vida Animal

O tema “amigoterapia” foi escolhido após diversos encontros de animais e crianças que lutam contra o câncer. A ONG Viver é uma entidade sem fins lucrativos que atua no auxílio de famílias acometidas pelo câncer infanto-juvenil, em parceria com instituições públicas e privadas, acolhendo os pacientes e suas famílias por meio de ações psicossociais. Já a SOS Vida Animal atua com casos de abandono de animais, maus-tratos, promove castração e atua com incentivo à educação e conscientização para guarda responsável, além de realizar parcerias com outras entidades.

O projeto de TAA teve início em 2013 e a SOS Vida Animal promoveu um programa de atividades entre os animais sob sua tutela e as crianças em tratamento. Apesar disso, já em 2012 o ideia começou a tomar forma, após o lançamento do calendário daquele ano, que tinha como público-alvo crianças em idade escolar e contou com a participação da ONG Viver e alunos da Escola Municipal Neman Sahyun.

A proposta da Terapia Assistida com Animais é fundamentada na convivência saudável entre as crianças e os animais, que são parte integrante de todo o tratamento. Enquanto o projeto acontecia, surgiu a ideia de mostrar a efetividade e os benefícios desta convivência em um ensaio para o calendário promovido anualmente pela SOS.

                                                                                    Foto: Bernardo Sardi/SOS Vida Animal
 
Milton Pavan, presidente da SOS Vida Animal, disse que os encontros semanais (que acontecem às terças-feiras e quartas-feiras) foram momentos importantíssimos para conseguir ver o efeito do afeto e da presença dos animais no cotidiano das crianças.

                                                                                 Foto: Bernardo Sardi/SOS Vida Animal

Segundo Pavan, “As atividades com as crianças nos trouxeram uma sucessão de momentos emocionantes de troca, que fazem bem as crianças, aos animais e aos voluntários”.

O fotógrafo Bernardo Sardi colaborou com o calendário de 2014, mas já faz parte do projeto Vira Latas de Raça desde 2009, e o escritor Paulo Briguet colabora anualmente com a produção do texto de abertura dos calendários, sendo uma grande contribuição literária para este projeto anual da SOS Vida Animal.

                                                                                  Foto: Bernardo Sardi/SOS Vida Animal

                                                                                    Foto: Bernardo Sardi/SOS Vida Animal

O calendário de 2014 pode ser encontrado no estande da SOS Vida Animal no Royal Plaza Shopping, mas ainda não tem outros pontos de venda definidos e será comercializado somente em Londrina. Os locais de venda serão futuramente definidos pelas duas ONGs, que dividirão todo o valor arrecadado com as vendas.
Abaixo é possível ver o vídeo institucional da SOS Vida Animal sobre o projeto de TAA produzido por alunos da Faculdade Pitágoras de Londrina.

                                                                                          Foto: Bernardo Sardi/SOS Vida Animal

                                                                                Foto: Bernardo Sardi/SOS Vida Animal
                             
                                                                                   Foto: Bernardo Sardi/SOS Vida Animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário