terça-feira, 19 de agosto de 2014

Dupla será indiciada por maus-tratos após morte de gato com pisões.


Homens prestaram depoimento neste domingo (17/08/14) na DP de Friburgo, RJ.

Um matou e o outro filmou a ação; cenas se propagaram nas redes sociais.


Sequência de imagens mostra homem pisando na cabeça do gato até matá-lo (Foto: Reprodução / Facebook)

A Polícia Civil de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, colheu, neste domingo (17/08/2014), o depoimento de dois homens que confessaram um crime praticado contra um gatinho que estava abandonado em uma caixa de papelão. Um deles filmou o outro dando pisões na cabeça do animal e continuou registrando o bicho agonizando até a morte. Eles mesmos compartilharam as imagens da tortura pelo celular, que logo se propagaram pelas redes sociais gerando o repúdio dos internautas. Após torturarem o gato, em determinado trecho do vídeo um dos homens chama o outro de "covardinho". No final das imagens, um deles comemora e afirma que "ganhou 18 conto".

No depoimento, os dois, que moram em Nova Friburgo, confirmaram que o crime aconteceu na última terça-feira (12) durante uma viagem a Campinas, em São Paulo. A Polícia Civil informou que o caso será encaminhado para a delegacia de Campinas e disse que a dupla será indiciada por maus-tratos aos animais. O caso será julgado pelo Juízado Especial Criminal. Caso sejam condenados irão cumprir penas alternativas, como pagamento de cestas básicas ou prestação de serviços sociais.


Após torturar o gato, homem mostra a sola do tênis para o amigo (Foto: Reprodução/facebook)

As imagens mostram a dupla parando o carro em uma estrada, logo após ver o gato na caixa de papelão. Depois, um deles desce do veículo e começa a torturar o bicho, como se quisesse esmagar a cabeça do gatinho. Após vê-lo morrendo, os dois brincam com a situação e até a sola do calçado o homem mostra ao amigo ao voltar para o carro.

Com centenas de compartilhamentos nas redes sociais, as imagens chegaram aos defensores da causa animal que, revoltados com o caso, registraram ocorrências tanto na delegacia de Nova Friburgo quanto na de Bom Jardim.

Ewerton Miler, que gerencia uma página para encontrar animais desaparecidos, foi um dos que fizeram a denúncia. O perfil “Cadê meu dog? Nova Friburgo” tem cerca de 4 mil seguidores que ficaram revoltados e postaram frases de repúdio à ação dos dois homens.

Enquanto fazemos o bem, as pessoas como esses rapazes do vídeo fazem o caminho inverso"
Disse dono de página na internet de proteção aos animais
“Sobre a ação desses covardes, só tenho a lamentar. Enquanto fazemos o bem, as pessoas como esses rapazes do vídeo, fazem o caminho inverso”, criticou Ewerton. Apesar de ter exposto as imagens na internet e ficar perplexo com a ação, o dono da página afirmou que muitos perfis estavam incitando à violência contra os rapazes e, por esse motivo, retirou a página do ar temporariamente. Em suas postagens, ele afirmou que repudia qualquer tipo de violência com as próprias mãos e, após retirar os comentários agressivos, o perfil será reativado.

As imagens também foram criticadas pela gateira (como são conhecidos os donos e apreciadores dos gatos) Michele Figueira.

“Foi um absurdo o que eles fizeram, mas é importante frisar que, em momento algum, a intenção de divulgar esse vídeo foi para que eles fossem linchados ou algo do tipo”, disse, pedindo para que as pessoas não façam justiça com as próprias mãos.

A reportagem do G1 tentou localizar os dois envolvidos, mas não conseguiu contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário