segunda-feira, 22 de julho de 2013

Cães são mortos após cirurgia em faculdade de veterinária.


Alunos do curso de medicina veterinária da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, denunciaram a matança de dez cães saudáveis, na semana passada, após uma disciplina de prática cirúrgica. A chamada vivissecção – processo de dissecar animais vivos para estudo – é repudiada por especialistas e conselhos de veterinária.

A suposta matança teria ocorrido nos dias nove, 10 e 11 de julho de 2013, durante aulas da disciplina técnica operatória veterinária, ministrada no sétimo período. A morte dos cães teria ocorrido após a esplenectomia – intervenção cirúrgica para retirada do baço.

A presidente da Sociedade Mineira Protetora dos Animais, a médica veterinária Kênia Fonseca, condenou a iniciativa. “É um absurdo essa prática. Os cães podem sobreviver sem o baço e poderiam ter sido encaminhados para a adoção”, disse. Para ela, a prática cirúrgica não pode ser justificativa para a retirada da vida do animal. “Não podemos pegar um animal na rua e, só porque não tem um tutor, fazer isso ”, diz.

Segundo veterinários, hoje, a indicação para as universidades é que os alunos realizem os procedimentos operatórios junto com os professores em animais doentes dos hospitais veterinários, para auxiliar a população e os animais, além de aprender. É recomendável o uso de vídeos demonstrativos, modelos computacionais, peças de cadáveres e de materiais que imitam a pele para treino de suturas.

Em caso de descumprimento das diretrizes, as instituições podem sofrer sanções, até seu fechamento. Além disso, o Ministério Público pode propor uma ação civil pública contra a instituição.
Em nota, a universidade informou que sua comissão de ética se reunirá em 30 de julho para “analisar as solicitações de uso de animais em suas atividades práticas de ensino”.

Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário