terça-feira, 30 de julho de 2013

Cavalo vítima de abandono morre após dois dias sem resgate, em Foz do Iguaçu (PR).

                                                                                           Foto: Divulgação

Durante toda a tarde de quinta-feira (25), diferentes órgãos da prefeitura receberam várias ligações de moradores denunciando que um cavalo estaria agonizando, vítima de maus-tratos, caído em um terreno em Foz do Iguaçu (PR). Segundo moradores próximos, o cavalo havia sido amarrado em uma árvore, onde permaneceu durante dois dias sem tratamento. Desde segunda-feira (22), os termômetros na fronteira têm registrado temperaturas próximas de 0º C.
Com a falta de comida, bebida e o intenso frio dos últimos dias, o animal ficou debilitado até cair e não conseguir mais se levantar. Fotografias do animal começaram a ser compartilhadas nas redes sociais da internet, com o objetivo de mobilizar as autoridades para cuidarem do caso.
No início da noite, o chefe da Guarda Municipal, Cleomar Farias, esteve no local para atender a ocorrência, entrando em contato com os setores públicos competentes. Enquanto o atendimento não chegava, os moradores tentaram amenizar o sofrimento do animal, cobrindo com cobertores e lonas. A jovem Carolina Bertoldi, foi a primeira a denunciar o abandono, chamando a Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Florestal. Ela ainda postou fotos do cavalo no Facebook, momento onde o descaso tomou uma proporção ainda maior.
O veterinário da prefeitura, Térbio Moreira, foi chamado para atender o animal. Segundo ele, o cavalo estava sub-desnutrido, com anemia e hipotermia, causado pelo frio. Também esteve no local o secretário de Agricultura do Município, João Matievisk, dizendo que o maior problema é identificar o tutor desse cavalo, responsável pelo abandono. Outra moradora que ajudou levando água e cobertores, Marcele Barrocos, se mostrou indignada e protestou contra o que ela chama de descaso, criticando o ato do carroceiro.
Mesmo com a comoção da população, ainda sem resgate, o cavalo que ter cerca de 15 anos morreu na madrugada desta sexta-feira (26).

Fonte: Guia da Medianeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário