terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Ativistas estão acampados no Congresso por projetos em defesa dos animais.


Ativistas em defesa dos direitos animais estão acampados no gramado em frente ao Congresso Nacional desde segunda (17-02-14) e ficarão até a próxima quinta (20-02-14). O Acampamento Nacional pelos Animais busca pressionar os parlamentares a aprovar propostas que tratam do assunto nas duas Casas.
Na pauta de reivindicações está a instalação de uma CPI para investigar maus-tratos, a proibição de testes em animais pela indústria e a esterilização gratuita de cães e gatos para controle sanitário e de natalidade, com o objetivo de evitar execuções de animais abandonados.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, deputado Ricardo Izar (PSD-SP), disse que o grupo está apoiando o movimento, que teve origem nas redes sociais.

“O que a gente quer mostrar para a Casa é algo que só a Câmara dos Deputados ainda não percebeu que o assunto dos direitos dos animais não é um assunto secundário. Hoje, grande parte da sociedade civil clama por mudanças na legislação, em políticas públicas e isso não acontece: a gente não vê nem o Legislativo, nem o Executivo se mexendo nesse ponto”, reclama.

Segundo a organização do evento, a mobilização já conta com mais de 1.300 pessoas confirmadas de todas as regiões do País, com a presença de ativistas, protetores e simpatizantes da causa.

Projetos
O roteiro de atividades inclui visita ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que já se comprometeu a criar uma comissão especial para consolidar em uma única lei os 185 projetos sobre o assunto que estão tramitando na Câmara.
O movimento concentrou sua pauta de reivindicação em quatro projetos de lei e um pedido de CPI em análise na Câmara:

Projeto de Lei (PL) 1376/03:
Regulamenta a esterilização gratuita de cães e gatos para controle sanitário e de natalidade, com a finalidade de evitar as execuções sem critério nos centros de zoonoses.

Projeto de Lei (PL) 7291/06:
Proíbe animais em circos de todo o País, conforme alteração incluída no substitutivo aprovado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;

Projeto de Lei (PL) 2833/11:
Aumenta a pena para maus-tratos e crueldade contra os animais;

Projeto de Lei (PL) 6602/13:
Proíbe testes em animais para o desenvolvimento de produtos de uso cosmético e de higiene;

Projeto de Resolução (PRC) 204/13:
Propõe a instalação da CPI dos maus-tratos, para investigar prefeitos denunciados pelo extermínio de cães e outros casos de crueldade no País.

Íntegra da proposta:
PL-1376/2003
PL-7291/2006
PL-2833/2011
PRC-204/2013
PL-6602/2013

Fonte: Câmara dos Deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário