terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Piracicaba autoriza compra de mais 1.600 microchips para o canil municipal.



O prefeito de Piracicaba, interior de São Paulo, Gabriel Ferrato, autorizou na manhã desta quinta-feira (20/02/14) a compra de 1.600 microchips para o Canil Municipal. No mesmo período do ano passado o município adquiriu mil unidades. O microchip é uma forma segura de identificar os animais doados pelo canil, cadastrando seus proprietários para que em casos de fuga, abandono ou maus tratos os cuidadores possam ser contatados e, alguns casos, enquadrados na lei municipal que proíbe maus-tratos e crueldade contra animais. A multa para o abandono de animais tem o valor de R$ 317,85, mas a essa quantia podem ser acrescidos outros valores maiores conforme a situação/condição em que o animal foi abandonado.
 
A compra dos microchips faz parte do projeto "Adote um Amigo" que visa à adoção consciente preservando os direitos dos animais e seus cuidadores. A chipagem acontece desde 2008 e até agora aproximadamente 5 mil animais, entre cães e gatos, receberam este tipo de identificação. Todos animais doados pelo Canil, seja em sua sede ou em campanhas do adoção, recebem o microchip.
 
O microchip nos animais facilita o trabalho dos agentes do CCZ, principalmente em questão da punição em casos de abandono. “Já tiveram casos em que animais doados pelo Canil foram abandonados. Através do microchip o Canil recolheu, identificou quem havia adotado e o responsável foi punido no cumprimento das leis contra o abandono”, explica a coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Eliane de Carvalho. Em 2013, foram aplicadas 21 multas por abandono de animais e dois este ano. Os meses de janeiro e dezembro são os que mais ocorrem abandonos, especialmente em virtude das férias escolares.
 
Cada microchip a ser implantado vem acompanhado de uma agulha de injeção estéril e descartável. Já o aplicador tem a forma e o mecanismo de uma seringa. Os aplicadores podem ser descartáveis ou reutilizáveis, e a maior parte dos procedimentos é realizada sem anestesia geral, pois não há necessidade diante da rapidez do processo e do pequeno tamanho do chip, comparável a um grão de arroz.
 
O leitor de microchip é semelhante a uma calculadora. Faz a verificação do código contido no microchip por um dispositivo de varredura (scanner). Seu mecanismo é a emissão de sinal de rádio de baixa freqüência que mostra o código contido no microchip, que é exibido no visor do equipamento. A Prefeitura, clínicas veterinárias e estabelecimentos que comercializam animais, possuem esses leitores, o que aumenta a possibilidade de identificação de animais perdidos.

Texto e fotografia: Prefeitura Municipal de Piracicaba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário