segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Tratamento com botox é realizado em cachorros para aliviar dores.


Um projeto desenvolvido pelo Hospital Veterinário da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), em Presidente Prudente, utiliza produtos de beleza como a toxina botulínica, conhecida como botox, e o ácido ialurônico, para tratamento de dores em cachorros com problemas de articulação.

Essa técnica tem o objetivo de reduzir a degeneração articular e prolongar o efeito analgésico, pois na maioria das vezes, animais com esses problemas são submetidos a tratamentos convencionais nos quais são usados anti-inflamatórios.

A estudante Junia de Souza Cartocci é tutora de Apolo, um cão da raça boxer, que possui uma doença hereditária que limita seus movimentos. Há quatro anos ele passa por tratamentos. “Eu percebi esse problema há três anos, através de um exame motivado por outra doença. O diagnóstico veio por meio de um raio-X”, contou.

Durante um exame, o animal é submetido a uma aplicação com medicamentos intra-articulares, que possuem toxinas utilizadas em humanos. “Essas substâncias são medicamentos que tem propriedades analgésicas, pois assim se tem uma concentração alta do remédio no local da lesão”, informou a médica veterinária Renata Navarro.

O uso de anti-inflamatórios podem prejudicar a saúde do animal, além de aumentar os gastos com remédios, já que o efeito de alívio é curto nos períodos de crises.

“Os anti-inflamatórios causam efeitos colaterais, principalmente no sistema digestório, levando a vômito, gastrite e diarreia. Nós pretendemos minimizar esse consumo, visto que esse tratamento oferecerá um alívio de longo prazo, por volta de três a até seis meses”, explicou Renata.

Essa técnica é gratuita e até agora apenas um animal foi submetido ao procedimento, quem tem apresentado resultado satisfatório. A tutora de Apolo, mesmo sabendo que a doença não tem cura, acredita que seu animal possa prolongar seus dias sem sentir dores. “É uma nova esperança. O tratamento é muito promissor”, falou Junia.

Os interessados nesse tratamento gratuito precisam procurar ao Hospital Veterinário da Universidade da Unoeste, que fica na Rodovia Raposo Tavares, no Bairro Limoeiro. Os únicos custos são com as radiografias e exames de sangue.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário