terça-feira, 24 de junho de 2014

Ação conjunta garante recolhimento de cães em Canela (RS)


Na tarde da última segunda-feira (16), em uma reunião ocorrida entre representantes da Prefeitura Municipal de Canela, Ministério Público e Associação Amigo Bicho houve o desencadeamento de uma ação conjunta que garantiu o recolhimento dos cães nas redondezas da Catedral de Pedra de Canela.

A iniciativa vai ao encontro das solicitações da comunidade dirigidas tanto às Secretarias de Meio Ambiente, Trânsito e Urbanismo, bem como à Secretaria Municipal da Saúde e ao Ministério Público de Canela. Visando garantir a segurança e a integridade da comunidade e turistas, ficou acordado que a Prefeitura Municipal neste caso pontual efetue o recolhimento desses cães, sendo os mesmos recolhidos para o sítio da Associação Amigo Bicho de Canela. A Prefeitura doou as casas para abrigo dos animais recolhidos, e a ação foi realizada nos dias 16 e 17.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente mantém parceria com a Associação Amigo Bicho, disponibilizando, semanalmente, veículo e funcionários para realização de programas de castração voluntária junto aos animais.

A Secretaria Municipal de Saúde mantém programa de controle de zoonose, e atualmente estão inscritos no programa de controle de natalidade 3794 animais. Visando ampliar e melhorar esses serviços, a Secretaria Municipal da Saúde estuda ainda a possibilidade de compor um departamento de políticas públicas para controle dos animais de rua, com castrações, vacinações, atendimento clínico e laboratorial, fiscalização, além do planejamento e metas de curto, médio e longo prazo para resolver esse quadro de descontrole. Segundo estudos da Secretaria estima-se que existam 15 mil cães e gatos no município.

“O Poder Público faz a sua parte e temos consciência de que podemos e devemos melhorar, mas é importante a conscientização da comunidade quanto à posse responsável de cães e gatos”, destaca a Secretária Patrícia Valle. Segundo os relatos das últimas semanas, bem como registros de reuniões ocorridas entre a Prefeitura Municipal, Câmara Municipal de Vereadores, ONG Amigo Bicho, dentre outras entidades, muitas pessoas e comerciantes alimentam cães no centro da cidade, inclusive depositando ração e outros alimentos nas portas dos estabelecimentos, o que só agrava o problema.

Fonte: Guia Vende Mais Classi

Nenhum comentário:

Postar um comentário