terça-feira, 3 de junho de 2014

Campanha ‘Adotar é tudo de Bom’ quer tirar animais das ruas.


                                                                                                     Foto: Divulgação

Formado com o intuito de salvar vidas de animais abandonados, um grupo de Venda Nova une forças para ajudar cães e gatos e outros animais abandonados, que sofreram maus-tratos ou nascidos na rua. O grupo ‘SOS Animais VNI’ está buscando parcerias para alavancar a campanha ‘Adotar é Tudo de Bom. Um gesto que não tem preço!’ que nasceu numa rede social e agora até estampa camisas.

Para comprovar o trabalho deles, que é voluntário e sem fins lucrativos, basta visitar a Fan Page do Facebook (www. facebook.com/sosanimaisvni) e acompanhar as postagens dos membros: com resgates, tratamentos veterinários, encaminhamento para adoção e mensagens de conscientização.

Segundo os membros, que preferem não se identificar, o objetivo não é sair coletando animais das ruas. “Não temos nem onde colocar tantos animais. Tentamos fugir do padrão ‘tirar da rua’ e superlotar em outro local onde o ciclo de falta de cuidado, de alimentação e crueldade volte a acontecer. O objetivo é a conscientização das pessoas para cuidarem de seus animais. Se não quiserem que procriem, faça a castração ou dê a medicação devida”.

Quando um dos membros do grupo resgata algum animal machucado, o encaminha para tratamento e depois posta foto no Face para achar uma pessoa disposta a adotá-lo. Nesse meio tempo, o animal fica em algum lar temporário, até que seja adotado.

“Muitos se solidarizam e, de fato, querem ter e vão cuidar do animal. Não basta achá-lo bonitinho e pensar que não precisa de cuidados diários: alimentação, higiene, carinho e brincadeira são essenciais. É como ter um filho. Tem que pensar que animais podem viver dez ou quinze anos”, alertam.

Entre as ações planejadas para este ano estão uma feira de adoção, caixinhas’ a serem colocadas em comércios parceiros, o censo para saber a quantidade de cães e gatos que há no município e a busca por uma parceria para castração gratuita.

Para colaborar

Quem quiser ajudar basta entrar em contato pelo e-mail sosanimaisvni@outlook.com. O grupo prefere doação de ração e de remédio ou mesmo o custeio de um tratamento, ou cuidar de animais até que seja definitivamente adotado.

Para angariar recursos o grupo montou uma barraca na Festa do Município e fez uma camiseta com o slogan da campanha. Quem quiser comprar custa R$ 25,00 e deve ser encomendada através de mensagem na Fan Page ou pelo e-mail.

Outra maneira de ajudar é denunciando casos de maus-tratos e abandono. Existe uma Lei Federal, Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, a ‘Lei dos Crimes Ambientais’ e um decreto Lei Nº 24.645, de 10 de julho de 1934, que define maus-tratos e abandono. O grupo sugere que as pessoas passem a se informar, conhecendo as leis que amparam os animais em casos de crueldade, e denunciem no 181 ou 190.

Segundo um dos membros não há uma legislação no município para este assunto. Mas essa realidade poderá mudar em breve, pois eles já estão em conversa com os vereadores e pretendem também fazer uma cartilha para levar informação às escolas e às comunidades.

O grupo salienta que é preciso ter consciência de que o poder público não é responsável sozinho pelo destino dos animais do Município. “Todos precisam de informação, abraçar a causa e cada um fazer a sua parte. Ninguém é obrigado a gostar de animais, mas é preciso respeitá-los”, concluem.

Na avaliação do grupo, uma alternativa para enfrentar o problema de animais abandonados seria a esterilização temporária de cadelas abandonadas. “Não vai resolver o problema, mas vai impedir que esses animais sem lar tenham crias constantemente. Dos males, o menor. É melhor esterilizar de seis em seis meses para não entrarem no cio. Se não for assim, eles têm crias de seis em seis meses, só aumentando cada vez mais o número de abandonados”.

Através de uma postagem no Face, o estudante Itamar Júnior, 22 anos, manifestou seu desejo de ter um animal. A sugestão foi de sua amiga, que é voluntária do grupo SOS Animais, e ele logo foi atendido. “Há pouco mais de três semanas estou com a Luna, uma vira lata muito carinhosa. Ela foi resgatada e ficou num lar temporário até eu adotá-la”.

Há muitas formas de ajudar, veja em qual você se encaixa:

- Adote um cão ou gato;
- Ou ofereça um lar temporário;
- Ou apadrinhe;
-Ou seja um voluntário;
- Ou doe rações, materiais, medicamentos …
- Se não puder, ao menos, ajude a divulgar, compartilhar e indicar ações do grupo.
SOS Animais VNI
sosanimaisvni@outlook.com

Fonte:Jornal da Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário