segunda-feira, 1 de setembro de 2014

A velhice dos cães.


                                                                                                 A terceira idade nos cães.

Fisicamente, a pelagem embranquece, principalmente na região da cabeça.

As doenças mais comuns que podem afetar os cães nessa fase, são: doenças renais, perda da visão e audição, doenças cardíacas, da tireóide, doenças respiratórias, diabetes, artrose , obesidade, tumores.

A velhice também é acompanhada por um enfraquecimento geral dos diversos tipos de memória. O animal fica estressado mais facilmente. As variações de temperatura devem ser evitadas

Nos cães, ela começa a agir aos 9 ou 10 anos, variando de acordo com determinadas circunstâncias, principalmente a raça do animal e em geral termina quando eles atingem de 14 a 18 anos de idade.

Para termos mais uma referência, a puberdade nos cães começa em geral entre 6 e 8 meses. Por isso um cão de 6 meses de idade é como uma criança que também está entrando nessa importante fase da vida, entre os 10 e 12 anos de idade.

A velhice, no entanto, pode aparecer mais cedo, devido à má alimentação, maus tratos, doenças, esforços demasiados, clima, condições adversas etc. Nessa fase da vida, podem surgir ou se acentuar uma série de distúrbios ou doenças orgânicas e a velhice, agindo como causa predisponente, devido à debilitação do organismo, facilita a instalação de uma série de doenças infecciosas ou parasitárias.

Entre as doenças mais comuns na velhice, temos insuficiências cardíacas, nefrites, tumores, distúrbios hormonais, cataratas (mais freqüentes em cães de olhos saltados) e queda dos dentes (mais cedo em pequineses, boxers e Bull-Dogs).

Os cães velhos se tornam sistemáticos, com manias, ou cheios de hábitos mais rígidos e não gostam de sair de sua rotina. Apegam-se mais às pessoas e a casa em que vivem, ao seu local de dormir, ao ambiente e ao lugar no qual fazem suas necessidades. Por isso, não gostam que lhes alterem os hábitos ou sua rotina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário