segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Macacos são esquecidos em mata e começam a morrer de fome.


                                                                                                       Foto: Divulgação
O Projeto Ambiental Mata dos Macacos de Santa Fé do Sul foi uma iniciativa de cunho conservacionista onde recebia a visita de turistas, escolas, universidades da região, estudiosos, ambientalistas e da população em geral.
Os principais atrativos do projeto eram os animais introduzidos em criadouros e o fragmento de floresta onde vivem as espécies de macacos: “prego” e “sagui”.
Além dos animais do projeto, também eram recebidos da polícia ambiental animais silvestres que foram apreendidos no mercado clandestino e foram vítimas de maus-tratos, ou que sofreram algum tipo de acidente em estradas e rodovias e onde recebiam tratamento e, após um período de recuperação eram reintroduzidos na natureza.
Após sete anos o idealizador do projeto, Nelson de Souza Lima o “Noka”, anunciou em fevereiro deste ano o encerramento das atividades do “Projeto Ambiental Mata dos Macacos”. Segundo Noka, ele decidiu acabar com o projeto em virtude do alto custo de manutenção sem que recebesse qualquer incentivo.
A partir do anuncio do fim do projeto uma questão foi levantada, quem cuidaria dos animais a partir de então, resultado ninguém, os animais foram abandonados à própria sorte. Fato é que não existe mais cuida dos macacos, especificamente da alimentação, a área conforme do conhecimento geral é particular, e segundo o proprietário o mesmo não dispõe de condições para tal tarefa.
Algumas pessoas que visitaram o local entraram em contato com nossa redação demonstrando indignação e muita preocupação com a situação encontrada, lembrando que a referida mata continua sendo divulgada como um dos cartões postais da nossa estância turística. De acordo com visitantes macacos estão morrendo de fome e até sede naquele local tão visitado e bem cuidado até pouco tempo.
“Ficamos impressionados com a condição dos animais, quando retiramos a água do carro que levamos para o nosso consumo os macacos avançaram no galão, dividimos a água e também tentamos dividir entre os animais os alimentos que levamos, é muito triste o que nos adultos e as crianças encontramos na mata”.
“O abandono é total, outras pessoas que estavam no local disseram que já encontraram macacos mortos na mata, algumas pessoas tem levado alimentos nos finais de semana, com certeza durante a semana a situação deve ser critica aos animais pela fome e sede”. finalizou o visitante. Outros animais estão morrendo atropelados na pista quando saem em busca de alimentos.
O local onde funcionava a lanchonete anteriormente encontra-se alugado no momento. Diante da situação o que será feito agora, quem vai assumir a manutenção dos animais, será que estavam esperando os maus tratos pela fome e sede começar para acordarem, inclusive morrendo alguns macacos.
Fonte: Região Noroeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário