terça-feira, 9 de setembro de 2014

Lagoa da Pampulha já tem cerca de 20 jacarés; remoção não é descartada



A população de jacarés na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, é maior do que a estimada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). Um levantamento feito pelo consórcio de empresas que trabalha no desassoreamento da lagoa apontou que já são cerca de 20 répteis no local. A remoção deles não é descartada pela prefeitura.

De acordo com a Secretaria, há cerca de um mês o consórcio contabilizou um número elevado de animais. A informação foi repassada ao secretário de Meio Ambiente e vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros. Conforme o órgão, filhotes e adultos foram vistos em pontos próximos à Ilha dos Amores.

Agora, a Secretaria de Meio Ambiente vai monitorar os jacarés para fazer um levantamento mais detalhado, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que vai determinar as ações a serem tomadas.

Por meio de nota, a SMMA informou que os jacarés não trazem riscos à população, já que é proibida a entrada de pessoas nas águas da lagoa. No entanto, com o processo de limpeza em andamento, a expectativa é de que os esportes náuticos voltem a ser permitidos, o que pode determinar um plano de remanejo dos animais.

Fonte: em.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário