terça-feira, 9 de setembro de 2014

Nasce filhote da gorila Lou Lou no Zoo de BH


                            O filhote fica agarrado ao colo da mãe nos primeiros dias de vida






Nasceu na madrugada desta terça-feira (02-09-14), no Zoológico de Belo Horizonte, o filhote da gorila Lou Lou, 10 anos – o primeiro filhote da espécie nascido em cativeiro da América do Sul. De acordo com a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, mãe e filhote passam bem e precisam apenas de tranquilidade para repouso nos próximos dias. Ainda não é possível determinar o sexo, porque nos primeiros meses de vida o animal fica agarrado ao ventre da mãe, o que dificulta a identificação. O pai Leon, de 16 anos, está pertinho do filhote nessas primeiras horas.
A equipe do Zoo está trabalhando para que os animais fiquem confortáveis e sem estresse. Os visitantes podem contribuir para que todo processo transcorra o mais naturalmente possível, tendo paciência, deixando a área com menos barulho e seguindo as orientações dadas pela fundação.
De acordo com o presidente da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, Jorge Espeschit, o nascimento do filhote e a gestação da outra gorila Imbi, de 14 anos, representa um feito importante do ponto de vista da conservação ambiental. Para Imbi, a previsão é de que o parto aconteça de 5 de setembro a 23 de outubro.

Segundo o diretor do Jardim Zoológico, Gladstone Corrêa, os animais continuarão tendo acesso a todas as áreas do recinto onde vivem, mas a tendência é que a fêmea se isole com seu filhote. Lou Lou deve buscar locais onde se sente mais segura prejudicando inclusive a visualização pelo público.

O pai do gorila brasileirinho, que nasceu nesta terça, é espanhol e a mãe inglesa. O Estado de Minas já havia adiantado ontem que a expectativa pelo nascimento crescia a cada dia, pois desde 31 de julho Lou Lou estava pronta para dar à luz. A gestação de uma gorila dura de 237 a 285 dias, uma média de 255 dias ou cerca de oito meses e meio. O parto acontece após a ruptura da bolsa amniótica e a própria fêmea costuma puxar o bebê. Ainda não foram revelados pela fundação os detalhes sobre o parto de Lou Lou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário