domingo, 14 de setembro de 2014

Cães distinguem latidos familiares e estranhos



É um facto: cães conseguem distinguir entre latidos familiares e estranhos. Uma pesquisa divulgada na edição deste mês da revista online Applied Animal Behaviour Science mostrou que, quando estão no seu ambiente natural (ou seja, na casa dos seus tutores), os cães prestam atenção e recolhem informações detalhadas sobre o latido alheio.

Os investigadores testaram a reacção de cães domésticos ao reproduzir latidos gravados previamente. As gravações foram feitas em duas linhas: uma quando o animal estava sozinho; e outra quando latia para um cão estranho, no portão da sua casa.

Quando os cães testados ouviram os latidos de cães desconhecidos, tentavam ficar o mais próximo possível do portão da casa e por um período de tempo maior do que ao escutarem um latido familiar. Quando os cientistas soltaram a gravação do latido de um cão solitário, a reacção foi diferente. Se o latido era estranho ao animal testado, este ficava perto da casa e longe do portão. Ao ouvir o latido familiar de um só cão, o animal latia em resposta, mas também se aproximava da casa.

Uma pesquisa feita em 2005 já havia mostrado que os latidos podem revelar quando um cão se sente sozinho, feliz ou agressivo. Esse estudo, porém, revela que o som também possui códigos entendidos pelos animais.

*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.   

Fonte: Diário Digital


Nenhum comentário:

Postar um comentário