segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Pesquisa revela razões que levam pessoas a abandonar animais, em RO.


                                                                                       (Foto: Pâmela Fernandes/G1)

Um levantamento realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ji-Paraná (RO), cidade distante 370 quilômetros de Porto Velho, aponta algumas justificativas expostas por pessoas que abandonam seus animais. Diariamente, em média cinco animais são deixados no CCZ do município.
A pesquisa foi realizada de abril e setembro deste ano. Entre os motivos alegados para o abandono, o veterinário Henrique Carvalho destacou os mais curiosos. “O cachorro late demais ou não late. Alguns alegam que não podem gastar com o animal, por alguma doença fácil de ser curada, e o traz para cá”, explica. Para os gatos, a justificativa mais apresentada pelos tutores é a procriação frequente dos animas.

Além das justificativas bizarras, segundo Carvalho, outras razões mais comuns para o abandono de animais são por doenças que poderiam ser facilmente prevenidas, como por exemplo a cinomose. “Com uma vacina de R$10 a pessoa previne a doença”, explica o veterinário.

Para o veterinário, o problema está na falta de controle do cachorro. Para tentar amenizar a situação na cidade, o centro promoverá um curso sobre os cuidados com animas. O curso de um dia começa a partir de fevereiro, com turmas de 20 pessoas, aos sábados. “Ensinaremos como cuidar da saúde do animal e como dominá-lo. Os cursos vão acontecer enquanto houver procura da população”, explica.

Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário