terça-feira, 23 de dezembro de 2014

SamuVet atende 78 animais em 90 dias.


Uma das iniciativas mais inovadoras da Prefeitura de Florianópolis neste ano, a criação do SamuVet (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária), completou os primeiros 90 dias de operação com o atendimento a 78 animais sem tutor, principalmente em situações de atropelamento ou outras situações avaliadas como de extrema necessidade. A ambulância entrou em operação em agosto e é a única do País a oferecer o serviço de resgate de animais feridos.

O SamuVet presta atendimento a animais errantes, que não tenham tutores e estejam em local de acidentes. Nesse caso, são resgatados os atropelados em via pública que colocam o trânsito ou as pessoas em perigo, animais ferozes que tenham de fato atacado pessoas em via pública, cavalos soltos na rua, também em situação de risco, ou animais utilizados na prática de farra do boi, desde que estejam contidos no local.

Eduardo Cavallazzi, diretor de Bem-Estar Animal e idealizador do projeto, esclarece que a ambulância só pode atender os casos em que os animais não têm tutor. O SamuVet é acionado exclusivamente pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), diante de ocorrências atendidas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, em casos avaliados como de extrema necessidade.

A Diretoria de Bem-Estar Animal atende, em seu horário normal de funcionamento, aproximadamente 15 casos de cães, gatos e cavalos atropelados ou baleados, por semana. A ambulância é identificada com a logomarca do serviço, que será guiado por um motorista e acompanhado de um médico veterinário com maleta de primeiros-socorros.

Fonte: ANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário