terça-feira, 19 de novembro de 2013

Cães e gatos precisam de cuidados especiais no calor.

No calor, dê bastante água para seu animal doméstico. Ele pode sentir até mais calor que um ser humano. (Foto: Divulgação)

Não há dúvida que a chegada das estações mais quentes do ano altera a rotina das pessoas. Com os animais domésticos, a situação não é diferente. Cães e gatos também necessitam de cuidados especiais para manter a disposição, higiene e saúde em dia durante a primavera e, principalmente, o verão.

O primeiro cuidado que deve ser tomado durante as estações mais quentes do ano faz referência ao modo como os animais se alimentam. Segundo a médica veterinária da Esalpet, Anne Karine Romanel, os animais de estimação precisam de uma alimentação leve e de muita água. “Os animais sentem tanto ou até mais calor que os seres humanos. Em casa ou durante viagens, cães, gatos e outros bichinhos devem ter água à vontade, comida fresca e espaços para se abrigarem do sol forte”, explica.

Além disso, a veterinária destaca a importância de estar com as vacinas e vermífugos em dia. “Nesse período mais quente, os animais são levados para passeios em parques, regiões litorâneas, grama e mato, além do contato com pessoas diferentes do convívio diário. Por esse motivo, é importante que ele esteja com a saúde em dia”, diz, lembrando que o ideal é que as pessoas evitem passear com os animais entre 10 da manhã e 5 da tarde, horário de sol mais intenso e prejudicial à saúde do animal e do próprio tutor.

É indicado dar mais banhos no animal doméstico nas épocas mais quentes. Até dois banhos por semana são indicados. Para animais peludos, a tosa também é recomendada para aumentar o bem-estar do animal. (Foto: Divulgação).

Higiene redobrada
Anne Karine reforça, também, que os cuidados com higiene de cães e gatos devem ser redobrados nas estações mais quentes, isso inclui a utilização de xampus antipulgas. “A quantidade de banhos semanais pode aumentar. Duas vezes é o ideal, além da tosa no caso de bichos mais peludos. Isso aumenta a sensação de conforto para o animal”, garante a veterinária da Esalpet. Por fim, ela ressalta a importância de o levar para uma consulta com o veterinário antes de grandes deslocamentos e viagens.

Confira os principais cuidados com animais de estimação durante o calor
- em casa ou durante viagens, cães, gatos e outros animais devem ter água à vontade, comida fresca e espaços para se abrigarem do sol forte;
- as vacinas e os vermífugos precisam estar em dia;
- evite passear com os animais entre 10 da manhã e 5 da tarde;
- para banho, utilize xampus antipulgas;
- a tosa é indicada para os bichos mais peludos durante as estações mais quentes;
- leve o animal para uma consulta com o veterinário antes de viagens longas.

Fonte: Cruzeiro do Sul


Nenhum comentário:

Postar um comentário