terça-feira, 12 de novembro de 2013

Cuidados ao passear com animais em dias quentes.



                                                                                                        (Foto: Divulgação)

Os cachorros não possuem glândulas sudoríparas para liberar o calor e transpiram através da salivação. A temperatura deles demora mais para diminuir e por isso precisamos estar muito atentos para que o passeio com cachorro seja sim uma diversão e não um motivo de preocupação posterior.

Saia para uma caminhada em um dia quente e note como muitos cachorros parecem estar sofrendo durante um tempo que deveria ser agradável para eles. Sabemos que nossos amigos  precisam se exercitar, mas quando a temperatura está mais alta, isso precisa ser feito com ainda mais cuidado.

Dicas para planejar o passeio com seu cão

É mais recomendável que o passeio seja feito antes das 10h ou após as 16h quando o sol não está tão forte;
Se você coloca focinheira no cachorro quando sai com ele, escolha a mais confortável, que não o aperte muito;

Os cachorros também precisam de proteção solar. Existem alguns produtos específicos para os animais e algumas pessoas usam o mesmo que para elas. Especialmente os cachorros albinos, com pelos brancos, pele clara ou descobertos precisam de proteção. Orelhas, focinho e patas requerem um cuidado maior;
Os cachorros de pelos mais escuros absorvem o calor muito mais rápido;

O excesso de pelos faz com que a temperatura do cachorro fique mais alta, em épocas mais quentes é melhor optar por uma tosa mais curta. A saúde do animal deve ser mais importante do que a estética;

Se está muito quente e você só pode sair em horários de sol muito quente, procure alternativas de exercícios em casa ou opte por um dog walker (passeadores de cães).

Sabendo das precauções a serem tomadas, chega a hora de sair.

                                                                                                    (Foto: Divulgação)

O que observar durante o passeio com cachorro?

Certifique-se que o cachorro está hidratado e há água disponível para que ele sempre se refresque;
Escolha um lugar fresco, que tenha sombras para descansar;

Chão muito quente pode machucar as patas;

Quando a temperatura do cachorro fica muito alta ele fica mais tempo com a boca aberta e a respiração é mais ofegante. Percebendo esses sinais, vá com ele para a sombra e dê água;

Se ele ainda estiver ofegante, um ventilador ou ambiente com ar condicionado podem ajudar;

Se o cachorro estiver com a temperatura muito alta, não o coloque na água fria, tente diminuir a temperatura aos poucos, diminuição drástica pode ser fatal.

Com todos os cuidados tomados e a atenção redobrada. você está pronto para fazer do passeio com cachorro um hábito. Isso traz saúde para seu companheiro e também para você.

Fonte: Cachorro Gato


Nenhum comentário:

Postar um comentário